Fundação Instituto de Administração

Sistemática de Comércio Exterior

This course is part of Comércio Internacional Specialization

Taught in Portuguese (Brazil)

Gleriani Fereira

Instructor: Gleriani Fereira

Included with Coursera Plus

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

4.7

(21 reviews)

Beginner level

Recommended experience

22 hours (approximately)
Flexible schedule
Learn at your own pace

Details to know

Shareable certificate

Add to your LinkedIn profile

Assessments

20 quizzes

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

4.7

(21 reviews)

Beginner level

Recommended experience

22 hours (approximately)
Flexible schedule
Learn at your own pace

See how employees at top companies are mastering in-demand skills

Placeholder

Build your subject-matter expertise

This course is part of the Comércio Internacional Specialization
When you enroll in this course, you'll also be enrolled in this Specialization.
  • Learn new concepts from industry experts
  • Gain a foundational understanding of a subject or tool
  • Develop job-relevant skills with hands-on projects
  • Earn a shareable career certificate
Placeholder
Placeholder

Earn a career certificate

Add this credential to your LinkedIn profile, resume, or CV

Share it on social media and in your performance review

Placeholder

There are 4 modules in this course

Neste módulo, veremos quatro conceitos.O Siscomex representa o maior sistema operacional dedicado à gestão do comércio internacional brasileiro, por onde passam todas as operações de exportação e importação, além dos regimes especiais e a movimentação financeira das trocas. Compreender o funcionamento do sistema, suas vantagens e regras, são ações essenciais para o profissional da área internacional de qualquer empresa. A habilitação no Radar é uma exigência para melhor acompanhamento por parte do governo, mas também representa maior facilidade na gestão dos prestadores de serviço que atuam para o cumprimento das obrigações de cada embarque. Conhecer a dinâmica do sistema, seus objetivos e regras, facilita no dia-a-dia operacional e estratégico. Diversos órgãos anuentes são convocados para apresentar seus pareceres, liberando ou proibindo embarques de exportação e de importação. Conhece-los e entender a dinâmica dos seus trabalhos é um fator de sucesso para a redução de tempo e, por consequência, de custos nas operações. Por fim, o profissional que atua no comércio internacional deve conter em seu currículo alguns conhecimentos técnicos essenciais, mas também deve buscar o desenvolvimento de habilidades importantes para o seu dia-a-dia, seja na gestão dos embarques ou na condução dos prestadores de serviços.

What's included

4 videos10 readings5 quizzes

Neste módulo, veremos quatro conceitos. A forma de desembaraço não varia, mas cabe ao responsável por esta etapa, decidir se utilizará a zona primária. Compreender suas facilidades é uma forma de atuar com estratégia e maior assertividade nas operações. Já a decisão pelo desembaraço em zona secundária ou portos alfandegados, deve considerar os trâmites necessários, bem como as vantagens previstas neste modelo de atuação. O profissional que conhece e domina as diferenças existentes, torna-se capaz de tomar as melhores decisões para o seu negócio. O trânsito aduaneiro é um mecanismo obrigatório para a retirada da carga da zona primária e sua transferência para a zona secundária. Embarques de regimes especiais e atípicos também podem se favorecer deste tipo de procedimento, sendo um diferencial para aqueles que atuam dentro das suas possibilidades e aproveitando plenamente suas vantagens. Por fim, o planejamento logístico pode significar redução de tempo e de custos para uma operação. A escolha dos modais, a definição das rotas e a contratação dos prestadores de serviços devem ser escolhas planejadas e adequadas a cada embarque.

What's included

4 videos8 readings5 quizzes

Neste módulo, veremos quatro conceitos. O conceito de regimes especiais é importante para quem atua no comércio internacional, pois são inúmeros os embarques que não configuram uma operação tradicional de compra e venda, tendo seu enquadramento legal em algum dos regimes especiais, cada qual com suas respectivas regras. O envio de amostras é uma estratégia de apresentação do produto ao potencial cliente. No comércio internacional, regras objetivas regulam esta prática a fim de evitar que recebe o benefício da isenção de impostos, desde que suas regras sejam integralmente atendidas. A admissão temporária representa a permissão de permanência de uma mercadoria estrangeira no Brasil, por um determinado período de tempo, sem a cobrança de impostos. Tal modalidade é útil e aplicável em diversas situações, porém, o profissional responsável deve conhecer todas as regras que regulam estes processos de importação. Por fim, o Drawback é um recurso oferecido pelo governo brasileiro para garantir competitividade na exportação dos nossos produtos, ainda que haja insumo importado em sua fabricação. Trata-se de um benefício concedido na importação, a fim de garantir competitividade na exportação.

What's included

4 videos11 readings5 quizzes

Neste módulo, veremos quatro conceitos. O comércio internacional brasileiro conta com diversos órgãos de apoio à atividade de exportação e de importação, incluindo plataformas, agências de fomento e a oferta gratuita de orientações adequadas à cada embarque. Conhecer tais estruturas pode favorecer a construção de negócios mais assertivos e lucrativos para quem atua além das fronteiras do Brasil. Participar de feiras internacionais pode representar a internacionalização definitiva de uma empresa. Diversas feiras recebem apoios de instituições locais e devem ser conhecidas daqueles que atuam na busca por novos mercados. A pesquisa de mercado aponta oportunidades de negócios a serem exploradas, orientando a tomada de decisão sobre a escolha do mercado onde atuar e possíveis adaptações que o produto deverá sofrer. A forma correta de comunicação e a escolha dos canais de distribuição também fazem parte da pesquisa de mercado. Por fim, diversos países utilizam mecanismos para impedir ou dificultar a entrada de produtos estrangeiros em seus territórios. Trata-se de medidas de proteção ao mercado interno que também significam barreiras à exportação. Conhecer tais barreiras é um fator estratégico para evitar perdas em operações prejudicadas pelo excesso de obstáculos.

What's included

4 videos8 readings5 quizzes

Instructor

Instructor ratings
5.0 (7 ratings)
Gleriani Fereira
Fundação Instituto de Administração
4 Courses1,825 learners

Offered by

Recommended if you're interested in Economics

Why people choose Coursera for their career

Felipe M.
Learner since 2018
"To be able to take courses at my own pace and rhythm has been an amazing experience. I can learn whenever it fits my schedule and mood."
Jennifer J.
Learner since 2020
"I directly applied the concepts and skills I learned from my courses to an exciting new project at work."
Larry W.
Learner since 2021
"When I need courses on topics that my university doesn't offer, Coursera is one of the best places to go."
Chaitanya A.
"Learning isn't just about being better at your job: it's so much more than that. Coursera allows me to learn without limits."

Learner reviews

Showing 3 of 21

4.7

21 reviews

  • 5 stars

    76.19%

  • 4 stars

    14.28%

  • 3 stars

    9.52%

  • 2 stars

    0%

  • 1 star

    0%

AC
5

Reviewed on May 8, 2023

Placeholder

Open new doors with Coursera Plus

Unlimited access to 7,000+ world-class courses, hands-on projects, and job-ready certificate programs - all included in your subscription

Advance your career with an online degree

Earn a degree from world-class universities - 100% online

Join over 3,400 global companies that choose Coursera for Business

Upskill your employees to excel in the digital economy

Frequently asked questions