Universidad de los Andes
Compreender as dimensões interculturais na vida cotidiana
Universidad de los Andes

Compreender as dimensões interculturais na vida cotidiana

Taught in Portuguese (Brazil)

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

Anne-Marie Truscott
Isabel Tejada
Paola Andrea Gamboa Diaz

Instructors: Anne-Marie Truscott

Intermediate level

Recommended experience

17 hours to complete
3 weeks at 5 hours a week
Flexible schedule
Learn at your own pace

What you'll learn

  • Desenvolver atitudes, avaliações e/ou ações (auto)reflexivas relacionadas com sua historicidade, suas identidades; e seu discurso.

  • Considerar formas de alteridade, construir terceiros espaços e desempenhar o papel de mediador intercultural nas interações e experiências sociais.

Details to know

Shareable certificate

Add to your LinkedIn profile

Assessments

15 quizzes

See how employees at top companies are mastering in-demand skills

Placeholder
Placeholder

Earn a career certificate

Add this credential to your LinkedIn profile, resume, or CV

Share it on social media and in your performance review

Placeholder

There are 5 modules in this course

What's included

1 video4 readings

Este módulo se propõe a refletir sobre as noções de diversidade e alteridade como produto de toda a experiência e representação humana e que deve necessariamente ser transmitida através de nossa principal ferramenta de comunicação que é a linguagem verbal e não verbal. E por isso é essencial que você venha a se tornar cada vez mais ciente de como manifesta o que percebe ser igual ou diferente dos outros. Algumas definições destes conceitos serão abordadas através dos recursos e atividades disponíveis no módulo. Você também explorará como se relacionam com sua vida e experiências sob as seguintes perguntas: O que eu acho que é igual a mim? O que é diferente de mim? Como o sei? Como eu o manifesto? Para que serve ter consciência disso? Este módulo o conectará às questões abordadas nos outros módulos deste MOOC, para compreender a importância de incluir a consciência da interculturalidade em nossa vida diária. Desta forma, contribuímos para a construção de sociedades mais equitativas e livres em termos de oportunidades e direitos.

What's included

7 videos4 readings2 quizzes1 discussion prompt

Minha intenção neste módulo é convidá-lo(a) a explorar, do ponto de vista de conceitos e práticas, a diversidade de contextos que ocorrem nas interações entre indivíduos e grupos; as experiências linguísticas (bilíngües, multilíngües e plurilíngües) e as experiências culturais e interculturais. É uma questão de refletir sobre as formas de educação que são suscetíveis e que nos permitem compreender melhor o homem plural de quem Lahire, (2005) fala; aquele indivíduo em constante mobilidade (física e mental); que tenta conciliar, por um lado, sua aspiração individual de criar seu próprio caminho e, por outro, as oportunidades (sociais e profissionais) que oferecem às sociedades de origem, de transição e de acolhimento. Desejo promover um espaço de discussão e construção colaborativa centrado nas dimensões interculturais enfrentadas por especialistas e não-especialistas em línguas, e assim permitir aos participantes transformar a diversidade das histórias individuais e coletivas em um vetor educacional, numa ferramenta para a coesão social. Atento à evidência formativa e às experiências plurais e interculturais da vida cotidiana, convido você a questionar e mobilizar seus próprios conhecimentos, marcos de referência, valores, posições éticas e recursos práticos, com o objetivo não só de criar, discutir e compartilhar, mas também de construir em cooperação (hoje e amanhã) modelos de desconstrução da reprodução das injustiças sociais.

What's included

6 videos13 readings4 quizzes2 discussion prompts

Este módulo de nosso MOOC foca na noção de terceiro espaço e de hibridismo em relação à interculturalidade. O objetivo é lhe ajudar a refletir sobre suas próprias reações e crenças sobre "o outro" à luz da dimensão intercultural no ensino e aprendizagem de línguas. Em particular, você será introduzido(a) à noção de Terceiros Espaços em relação ao uso da linguagem híbrida, ajudando-o(a) a chegar a termos com a noção de diferença, através de experiências de contradição e ambivalência, o que o(a) levará a considerar identidades e significados híbridos.

What's included

6 videos3 readings2 quizzes1 discussion prompt

Neste módulo estaremos interessados em saber como as autobiografias multilíngües contam a história do mundo, ou melhor, o tout-monde ou mundo-inteiro; vamos decompor os conhecimentos autobiográficos, teóricos e artísticos sobre a experiência intercultural. Vamos trazer à ressonância experiências interculturais e práticas autobiográficas multimodais.

What's included

8 videos4 readings7 quizzes

Instructors

Anne-Marie Truscott
Universidad de los Andes
2 Courses11,571 learners
Isabel Tejada
Universidad de los Andes
2 Courses11,571 learners

Offered by

Recommended if you're interested in Personal Development

Why people choose Coursera for their career

Felipe M.
Learner since 2018
"To be able to take courses at my own pace and rhythm has been an amazing experience. I can learn whenever it fits my schedule and mood."
Jennifer J.
Learner since 2020
"I directly applied the concepts and skills I learned from my courses to an exciting new project at work."
Larry W.
Learner since 2021
"When I need courses on topics that my university doesn't offer, Coursera is one of the best places to go."
Chaitanya A.
"Learning isn't just about being better at your job: it's so much more than that. Coursera allows me to learn without limits."

New to Personal Development? Start here.

Placeholder

Open new doors with Coursera Plus

Unlimited access to 7,000+ world-class courses, hands-on projects, and job-ready certificate programs - all included in your subscription

Advance your career with an online degree

Earn a degree from world-class universities - 100% online

Join over 3,400 global companies that choose Coursera for Business

Upskill your employees to excel in the digital economy

Frequently asked questions